Teorias da Aprendizagem e Processos Cognitivos na Educação em Ciências
- Código: 09199P
- Créditos: 4
- Carga Horária: 60
- Ementa: A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação em Ciências sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem em Ciências.
- Bibliografia: GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
- LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
- MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.
- MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EDU, 2011.
- MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
- NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. 2 ed. Lisboa: Plátanos Edições Técnicas, 1998.
- PIAGET, Jean. A psicologia da criança. 6 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
- POZO, Juan I. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- POZO, Juan I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.