Ciências e Matemática aplicadas ao Ensino

Código: 01187P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Estudo teórico-prático das práxis docentes relacionadas às Ciências e a Matemática, visando a problematização da realidade escolar, a partir de recursos da pesquisa.
Bibliografia: BALLENILLA, F. Enseñar Investigando: como formar profesores desde la prática. Sevilha: Díada, 1999.
CARVALHO, Anna Maria P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: UNIJÍ, 2016.
DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
DEVELAY, Jean-Pierre A. M. A didática das Ciências. 16 ed. Campinas: Editora Papirus, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.