Seminários de pesquisa I

Código: 01188P
Créditos: 1
Carga Horária: 15
Ementa: A disciplina tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos pós-graduandos, analisando a pertinência das técnicas de coleta de dados, os procedimentos de análises dos dados coletados, a elaboração da dissertação e a adequação do referencial teórico à pesquisa proposta.
Bibliografia: ANDRADE, Maria M. de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
COSTA, Marisa V. (Org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
COSTA, Marisa V. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
COSTA, Marisa V.; BUJES, Maria Isabel E. (Orgs.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: Lamparina, 2005.
GAMBOA, Sílvio S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.
MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MINAYO, Maria Cecília S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994.
PIMENTA, Selma; GUEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. F. (Orgs.). Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Brasília: MEC/CAPES. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br.
SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE - SciELO. Portal de periódicos.