Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Matemática na Educação Básica

Código: 01194P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Papel das aulas práticas e do laboratório no ensino de Matemática. Avaliação do ensino experimental de Matemática na Educação Básica. Estratégias de ensino por experimentação. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais.
Bibliografia: GASPAR, Alberto.; MONTEIRO, Isabel Cristina C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n. 2, p. 227-254, 2005.
GASPAR, Alberto.; MONTEIRO, Isabel Cristina de C.; MONTEIRO, Marco Aurélio A. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005.
INHELDER, Barbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.
LOPES, Jairo A.; ARAUJO, Elizabeth A. O Laboratório de Ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Revista Zetetiké, Campinas, v.15, n.27, jan./jun. 2007. p.57-69.
LORENZATO, Sérgio. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. B. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1995.
PASSOS, Cármen L. B.; GAMA, Renata P.; COELHO, Maria Aparecida V. M. P. Laboratório de ensino de matemática na atuação e na formação inicial de professores de matemática. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss03_04.pdf. Acesso em: 15 set. 2016.
REVISTA CIÊNCIA E ENSINO. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/index. Acesso em: 11 set. 2016.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/emr/index. Acesso em: 11 set. 2016.