Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Química na Educação Básica

Código: 02187P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Papel das aulas práticas e do laboratório no ensino de Química. Avaliação do ensino experimental de Química na Educação Básica. Estratégias de ensino por experimentação. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Tipos de Experimentos. Análise de dados. Processo de avaliação.
Bibliografia: GASPAR, Alberto.; MONTEIRO, Isabel Cristina C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n. 2, p. 227-254, 2005.
GASPAR, Alberto.; MONTEIRO, Isabel Cristina de C.; MONTEIRO, Marco Aurélio A. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005.
INHELDER, Barbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.
LEAL, Murilo C. Didática da química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
MÓL, Gerson de S.; CASTRO, Eliane N. F. de (Coord.). Química na sociedade: projeto de ensino e química em um contexto social. 2 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. B. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1995.
JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION. Disponível em: http://pubs.acs.org/journal/jceda8. Acesso: 14 set. 2016.
REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/index_site.php. Acesso: 14 set. 2016.
REVISTA INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/about. Acesso: 11 set. 2016.