Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Código: 01196P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Tópicos de Matemática. Aprofundamento dos estudos conceituais de tópicos da Matemática. Pesquisa, planejamento e/ou desenvolvimento de experimentos didáticos com materiais de laboratório ou alternativos para demonstrar os princípios matemáticos para estudantes do Ensino Básico e Superior.
Bibliografia: AGOSTINI, Vanessa W.; DELIZOICOV, Nadir C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1225.pdf. Acesso em: 19 set. 2016.
ANTON, Howard; RORRES, Chris. Álgebra Linear com Aplicações. 10 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
DANTE, Luiz Roberto. Coleção Matemática Contexto e Aplicações. 5 ed. São Paulo: Ática, 2011.
DOLCE, Osvaldo (Org.). Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 2013.
LIMA, Elon Lajes. A Matemática do Ensino Médio, Vol. 1. 10 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2012.
PONTE, João P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SILVA. Sebastião F.; NÚÑEZ. Isauro B. O Ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes - reflexões teórico-metodológicas. Revista Química Nova, v.25, n.6b, p.1197-1203, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422002000700023. Acesso em: 18 set. 2016.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.