Ensino e Aprendizagem de Ciências e Física na Educação Básica

Código: 01201P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Tópicos de Ciências e Física. Aprofundamento dos estudos conceituais de tópicos das Ciências e Física. Pesquisa, planejamento e/ou desenvolvimento de experimentos didáticos com materiais de laboratório ou alternativos para demonstrar os princípios físicos para estudantes do Ensino Básico e Superior.
Bibliografia: AGOSTINI, Vanessa W.; DELIZOICOV, Nadir C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1225.pdf. Acesso em: 19 set. 2016.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física: ensino médio. Vol. 3. São Paulo: Ática, 2010.
HALLIDAY, David. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: Livro Técnico e Científico SA., 1996.
PIETROCOLA, Maurício. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. UFSC, 2001.
SERWAY, Raymond A. Princípios de Física. Vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos S.A, 2005.
SILVA. Sebastião F.; NÚÑEZ. Isauro B. O Ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes - reflexões teórico-metodológicas. Revista Química Nova, v.25, n.6b, p.1197-1203, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422002000700023. Acesso em: 18 set. 2016.
VALADARES, Eduardo de C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/. Acesso em: 12 set. 2016.