Ensino e Aprendizagem de Ciências e Química na Educação Básica

Código: 02189P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Tópicos de Ciências e Química. Aprofundamento dos estudos conceituais de tópicos das Ciências e Química. Pesquisa, planejamento e/ou desenvolvimento de experimentos didáticos com materiais de laboratório ou alternativos para demonstrar os princípios químicos e físicos da química para estudantes do Ensino Básico e Superior.
Bibliografia: AGOSTINI, Vanessa W.; DELIZOICOV, Nadir C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1225.pdf. Acesso em: 19 set. 2016.
BARBOSA, Luiz C.A. Introdução à química orgânica. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 2010.
KOTZ, J. C. et al. Química e reações químicas. Vol. 1 e 2. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
MÓL, Gerson; SANTOS, Wildson (Coord.). Coleção química cidadã. São Paulo: Nova Geração, 2010.
SANTOS, Wildson; SCHNETZLER, Roseli P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2010.
SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SILVA. Sebastião F.; NÚÑEZ. Isauro B. O Ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes - reflexões teórico-metodológicas. Revista Química Nova, v.25, n.6b, p.1197-1203, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422002000700023. Acesso em: 18 set. 2016.
REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/. Acesso em: 08 set. 2016.