Matemática Conceitual do Cotidiano

Código: 01198P
Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Fenômenos comuns do cotidiano a partir de uma abordagem conceitual e qualitativa de conceitos matemáticos. O processo inverso também será explorado, a saber, a construção do conhecimento conceitual sólido desses princípios através de analogias e imagens da vida real.
Bibliografia: ALMEIDA, Lourdes W. de; SILVA, Karina P. da; VERTUAN, Rodolfo E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BASSANEZI, Rodney. Ensino-Aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
GIMENEZ, Joaquim; BIGODE, Antonio Jose Lopes. Metodologia para o ensino da Aritmética: Competência numérica no cotidiano. Porto Alegre: FTD, 2010.
BOYCE, William. E.; DIPRIMA, Richard C. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
CAMPOS, Celso R.; WODEWOTZKI, Maria Lúcia L.; JACOBINI, Otávio R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de Modelagem Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LAY, David C. Álgebra Linear e suas aplicações. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
LIMA, Elon Lages. Números e Funções reais. Editora SBM, Coleção PROFMAT, 2013.
NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Cleane A. dos. Aprendizagem em Geometria na educação básica: A fotografia e a escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.